Com 3 metros de altura, 'Arabesque Wall' de Benjamin Dillenburger e Michael Hansmeyer é um objeto de complexidade intimidadora. Feita a partir de impressão 3D ao longo de 4 dias e com um arquivo de 50 Gigabytes, a peça é uma demonstração das incríveis possibilidades formais alcançadas com o desenho algorítimico e impressão 3D.
"A arquitetura deve surpreender, emocionar e irritar", explicam Dillenburger e Hansmeyer. "Tanto em um esforço intelectual e fenomenológico, deve ser abordada não apenas com a mente, mas com todos os sentidos. Deve ser julgada pelas experiências que gera."
Criada em colaboração com a forma Design Exchange de Toronto para a exposição 3DXL, a peça de 800 kg é composta por 12 blocos menores impressos com areia que foram desenhados ao longo de quatro meses, construídos em quatros dias e montados em quatro horas.
Inspirado nos arabescos da arte islâmica, Dillenburger e Hansmeyer utilizaram um software específico e um algoritmo de dobras interativas para criar uma geometria que contem 200 milhões de superfícies, cada uma com dimensão de apenas 0,2 milímetros.
Tendo em mente que a impressão 3D fez com que tanto a complexidade como a personalização não sejam mais tão caras, os idealizadores explicam que 'Arabesque Wall' "traz uma arquitetura altamente diferenciada e espacialmente complexa na qual o ornamento e a expressão formal deixam de ser um luxo... Livre das restrições de fabricação, agora podemos voltar ao desenho, agora temos a oportunidade de redefinir o que é que queremos."
Designers: Benjamin Dillenburger, Michael Hansmeyer
Equipe: Farzaneh Victoria Fard, John Natanek, Timothy Boll
, Paul Kozak, Andrew Lee
Apoio: John H. Daniels Faculty of Architecture, University of Toronto; ExOne, Troy, Michigan;
Sierra Spray Painting Ltd., Bolton, Ontario